sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Termos de Informática

Olá galera, para o post de hoje eu preparei alguns termos de informática em inglês com sua respectiva tradução para o português, espero que gostem e caso tenham alguma sugestão, critica e ou comentário fiquem a vontade.
Valeu e até a próxima,
Bruna Camila :)
Palavras que, às vezes, não são traduzidas, mas deveriam ser:
             Termo                                                  Tradução
aspect
aspecto
Autonomic Computing
Computação Autônoma
aspect weaver
combinador
cluster
aglomerado, agrupamento
core
núcleo
concern (AOP)
interesse
to crosscut
entrecortar
cloud computing
computação na nuvem, computação em nuvem
crosscuting concern
interesse transversal (melhor) ou interesse entre cortante
data mining
mineração de dados
data warehouse
armazém de dados, depósito de dados
deadlock
impasse, travamento
default
padrão, valor padrão
the default value is X
por omissão, considera-se o valor X; o valor padrão é X.
delay
atraso
deployment
implantação
early aspects
aspectos iniciais
eXtreme Programming
Programação eXtrema
file system
sistema de arquivos
framework
arcabouço
Grid
Grade
hack
gambiarra
host
máquina, hospedeiro, computador
inter-type declaration
declaração inter tipos
job
tarefa
join point
ponto de junção
kernel
núcleo
layout
leiaute, formato
lock
bloqueio
name space
espaço de nomes
nested
aninhado, encaixado
offset
deslocamento
open source
código aberto
obliviousness
inconsciência
overhead
custo adicional, carga extra, sobrecarga (alguns pesquisadores não gostam da tradução para sobrecarga (eu gosto :-) pois sobrecarga também é a tradução de overload; use apenas se o sentido estiver claro)
overlay network
rede sobreposta
parser
analisador, analisador sintático
pair programming
programação em pares
payload
carga útil
performance
desempenho (alguns julgam que performance é aceitável, mas eu não vejo porque usá-la dado que temos desempenho que é tão elegante e funciona tão bem)
prefetching
transferência antecipada, busca antecipada
refactor
refatorar (vem de fatorar novamente, como na fatoração matemática
refactoring
refatoração
router
roteador
separation of concerns
separação de interesses
scattering (AOP)
espalhamento
stakeholders
interessados, partes interessadas
switch
comutador [de pacotes]
static/dynamic crosscutting
interesse transversal (ou entrecortante) estático/dinâmico
tangled
entrelaçado, emaranhado
tangling
entrelaçamento
theme
tema
throughput
vazão
testbed
ambiente de/para testes
weaving (AOP)
combinação
to wrap
envolver, encapsular
wrapper
invólucro, envólucro


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como saber se oseu windows é 32 ou 64 bits

Muitos aplicativos são desenvolvidos para computadores com arquitetura específica de 32 ou 64 bits, o que causa algumas dúvidas nos usuários na hora de fazer um download. Para isso existem versões de sistemas operacionais de 32 e de 64 bits, pois cada uma se adapta a um tipo de sistema físico específico.É possível rodar uma versão de sistema operacional de 32 bits em um computador com arquitetura bits, porém não o contrário (sistema de 64 em PC de 32). Então, se você está em dúvida sobre se a versão do Windows instalada em sua máquina é uma ou outra, o Baixaki ensina agora a resolver este problema. É bem simples e rápido.
Windows XP
Para saber se o Windows que você usa é de 32 ou 64 bits é muito simples e você não precisa clicar em nada. Se a versão usada por você está em português, saiba que ela é de 32 bits, pois não existe versão de 64 bits do XP em nosso idioma.Contudo, para tirar a prova real você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu Computador e ir a “Propriedades”.
Na nova janela vá até a guia “Geral” e lá verifique na seção “Sistema” se há a indicação de que a versão é de 64 bits. Se não constar nada além das versões do XP (Home Edition Service Pack 3, por exemplo), o que você usa é um Windows XP de 32 bits.
Windows 7 e Vista
O procedimento nos Windows 7 e Vista é exatamente o mesmo, portanto, se você é usuário de um dos dois faça o seguinte: vá ao Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Computador”. Na janela que se abre são encontradas várias informações. Na seção “Sistema”, porém, está a que você procura. Na opção “Tipo de sistema” é possível verificar se o seu é de 32 ou 64 bits:
Feito! Você já sabe qual a versão do seu sistema operacional!

 palavras em Ingles:
home:pagina inicial,
Edition:Edição,
Service:Serviço,
 Pack:Pacote
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/6476-como-saber-se-o-seu-windows-e-32-ou-64-bits.htm#ixzz1ZOJzvHtM
postado por Marines.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Chrome OS

Olá pessoal...
       O post que se segue é referente ao mais novo lançamento do Google, o seu sistema operacional o Chrome OS.
            Abraços e até o próximo post, Bruna.

Sistema operacional do Google
        Hoje em dia, a computação é uma experiência centrada na Web, e você pode realizar muitas de suas tarefas na Internet por meio de um software chamado navegador, ou browser. Esse navegador, que também pode ser um programa como o Firefox ou o Internet Explorer, o ajuda a acessar informação da Internet inúmeras vezes ao dia, integram-na com outros documentos online e compartilham dados com pessoas de todo o planeta. O Google está tentando reformular a experiência do computador ao usar sua compreensão da Web para criar o novo sistema operacional Chrome.
        Sistemas operacionais tradicionais, como o Windows, requerem muito espaço no disco rígido e demandam algum trabalho da sua parte. Você tem de instalar programas que queira individualmente, gerenciar o sistema operacional e as atualizações de segurança e gerenciar os drives de dispositivo também.
       O sistema operacional Chrome, do Google, quer renovar esse paradigma. Com o Chrome, o navegador na verdade é o sistema operacional - nesse caso, o Chrome OS se baseia no navegador de mesmo nome do Google. No total, o sistema Chrome está construído sobre a versão de código aberto do Linux e integrado com o navegador Chrome, um player de mídia simples.
       O Google abraçou o conceito de um sistema operacional ultra simples e centrado na Web em grande parte devido ao enorme sucesso recente dos netbooks. Os netbooks são pequenos laptops desenhados para permitir acesso à Web, e não muito mais que isso; eles são baratos e têm recursos de hardware limitados, e não foram feitos para rodar aplicações pesadas como o Photoshop.
       Ao contrário do Windows, o Chrome não estará disponível como um download. Ele será pré- instalado por fabricantes de netbooks que aderirem às especificações de hardware do Google. O Chrome foi desenhado para rodar melhor em sistemas de armazenamento em estado sólido em oposição aos tradicionais discos rígidos, em parte porque os drives de estado sólido são menos propensos a falhas, mas também porque eles são menos espaçosos - lembre-se de que o Google quer que você armazene seus dados online. E porque o sistema operacional usa aplicações baseadas na Web, você não precisa de armazenamento local para software também.
      Não é acidente que o Google enfatize os aspectos online do Chrome. Todo o projeto Chrome gira em torno do modelo de computação em nuvem. Esse termo extravagante significa simplesmente que todos os seus dados e aplicações estão armazenados online, na "nuvem", para que você possa acessá-los de qualquer computador em qualquer lugar do mundo.
      A empresa diz que esse modelo vai ajudá-la a desenvolver uma melhor experiência geral do sistema operacional e focar na construção de um sistema operacional com velocidade melhorada, segurança e simplicidade. Ao eliminar todas as funções não relacionadas à Web de um sistema operacional tradicional, o Google indica que esses objetivos serão mais fáceis de atingir. E a companhia não está fazendo o trabalho de design sozinha. Como esse é um projeto de código aberto (sob o nome Chromium SO), o Google consegue retorno de espertos desenvolvedores de software de todo o mundo.
      É importante lembrar que o Google não pretende que o Chrome OS seja o sistema operacional principal do seu computador. Em vez disso, a companhia vê um netbook com Chrome OS como um computador secundário que você usa quando você tiver terminado com as aplicações pesos-pesados que você usa no computador mais poderoso do escritório.
     Como a maioria dos produtos Google, o Chrome OS é gratuito. Esse fato, junto com o poder de marketing e distribuição do Google, deve chamar sua atenção.

Tradução das palavras em inglês: 
Download: baixar, carregar;
Browser: navegador;
Design: projeto;
Photoshop: aplicativo de edição de imagem.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Computação em Nuvem


Olá galera...
O post que segue se refere à Computação em Nuvem ou simplesmente Cloud Computing, uma tendência da internet do futuro, que tem por objetivo utilizar, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. O mesmo foi retirado de vários sites. 
Bjus e até o próximo post, Bruna Camila.
Computação em Nuvem
Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório, pois tudo isso será acessível através da internet. 
A ideia é criar um processamento de informações que seja feito em uma rede e não em um PC local, ou seja, quando se utiliza o serviço da nuvem, quem "trabalha" no processamento dos dados são os softwares e hardwares da rede em questão e não o PC do usuário. Para usar a "nuvem", o usuário necessita apenas de um navegador ou de aplicativos que trabalhem como clientes dessa rede.
Na nuvem, o serviço pesado é feito pelos computadores do servidor, que entregam o conteúdo ao usuário, ou seja, apenas o que usuário realmente precisa ou quer.
A chegada do novo sistema operacional do Google, o Chrome OS, que é inteiramente baseado na nuvem, utiliza este novo tipo de sistema, o usuário terá uma experiência diferente, já que salvar e guardar arquivos e documentos em seu "disco rígido" será coisa do passado e tudo será salvo remotamente, ou seja, na nuvem.
Resumindo
Todos nós usuários comuns, temos vários programas (aplicativos) instalados em nossas máquinas. Na computação em nuvem, a diferença é que, em vez de os arquivos ficarem guardados em um dispositivo em casa ou escritório do usuário, tal trabalho é realizado por servidores gigantescos que ocupam diversos galpões. O importante a se lembrar é que a computação em nuvem não dispensa o armazenamento de arquivos em discos rígidos.
Para entender melhor este novo conceito imagine, quando você está fazendo um carregamento de arquivos de seu PC para o servidor remoto. Um vídeo para o Youtube, ou mesmo usando Gmail ou Hotmail, na verdade você está usando aplicações web, que rodam nos servidores e você não precisa instalá-las em seu PC, isso é Cloud computing.
Palavras em inglês encontradas neste texto:
Cloud Computing: computação em nuvem;
Hardware: equipamento;
Software: programa de computador.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novo Windows

       Windows 8, esse é o nome de código do futuro Sistema Operacional da família Microsoft Windows, série fabricada pela Microsoft Corporation para computadores pessoais, incluindo portáteis, netbooks, tablets. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, o diretor geral da empresa. O sistema será para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente adaptada para dispositivos Touchscreen (sensíveis ao toque) visada para Tablets. Já existe uma versão para desenvolvedores do sistema e se chama "Windows 8 Milestone 3". A versão Beta (de teste) do Windows 8 deve ser lançada no dia 9 de Janeiro de 2012.
       O que mais chamou a atenção foi a interface totalmente renovada e os novos aplicativos, e segundo a Microsoft será fácil produzir aplicativos para o sistema. Os tablets e PCs vêm ficando cada vez mais próximos, e o Windows 8 poderá ser a fusão do Sistema Operacional de um celular e um computador.
       Ele terá uma interface adaptada para tablets, mas também podendo utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores. A Microsoft diz que além de interface adaptada para tablet PC, ele será um Sistema Operacional para outros tipos de aparelho.

Tradução de algumas palavras do texto acima:

Desktop: Área de trabalho.
Corporation: Corporação.
Touchscreen: Tela de toque.