quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Computação em Nuvem


Olá galera...
O post que segue se refere à Computação em Nuvem ou simplesmente Cloud Computing, uma tendência da internet do futuro, que tem por objetivo utilizar, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. O mesmo foi retirado de vários sites. 
Bjus e até o próximo post, Bruna Camila.
Computação em Nuvem
Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório, pois tudo isso será acessível através da internet. 
A ideia é criar um processamento de informações que seja feito em uma rede e não em um PC local, ou seja, quando se utiliza o serviço da nuvem, quem "trabalha" no processamento dos dados são os softwares e hardwares da rede em questão e não o PC do usuário. Para usar a "nuvem", o usuário necessita apenas de um navegador ou de aplicativos que trabalhem como clientes dessa rede.
Na nuvem, o serviço pesado é feito pelos computadores do servidor, que entregam o conteúdo ao usuário, ou seja, apenas o que usuário realmente precisa ou quer.
A chegada do novo sistema operacional do Google, o Chrome OS, que é inteiramente baseado na nuvem, utiliza este novo tipo de sistema, o usuário terá uma experiência diferente, já que salvar e guardar arquivos e documentos em seu "disco rígido" será coisa do passado e tudo será salvo remotamente, ou seja, na nuvem.
Resumindo
Todos nós usuários comuns, temos vários programas (aplicativos) instalados em nossas máquinas. Na computação em nuvem, a diferença é que, em vez de os arquivos ficarem guardados em um dispositivo em casa ou escritório do usuário, tal trabalho é realizado por servidores gigantescos que ocupam diversos galpões. O importante a se lembrar é que a computação em nuvem não dispensa o armazenamento de arquivos em discos rígidos.
Para entender melhor este novo conceito imagine, quando você está fazendo um carregamento de arquivos de seu PC para o servidor remoto. Um vídeo para o Youtube, ou mesmo usando Gmail ou Hotmail, na verdade você está usando aplicações web, que rodam nos servidores e você não precisa instalá-las em seu PC, isso é Cloud computing.
Palavras em inglês encontradas neste texto:
Cloud Computing: computação em nuvem;
Hardware: equipamento;
Software: programa de computador.