domingo, 16 de outubro de 2011

Olá pessoal hoje vou dar continuidade a minha matéria sobre fibras óticas. Espero que gostem!!!


                                    Tipos de fibras óticas

Os tipos variam conforme o tipo de fonte luminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra:
·                              Singlemode
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superior das fibras singlemode, a fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
·                                Multimode 
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duas subdivisões: fibras multimode de índice degrau e as de índice gradual.

A diferença entre elas é que a capacidade de fibra de índice degrau é inferior em relação às outras, tanto pela quantidade de sinal transmitido ser menor quanto por causar maior perda das informações. Na fibra de índice gradual, há uma variação parabólica — como se fizesse uma sequência de arcos durante o percurso — e isso aumenta a faixa de frequência do sinal utilizado.

Devido a essas características, as multimodo são mais usadas para comunicações a curta distância, como redes locais (LAN).




Ai vai a tradução de algumas palavras que estão em inglês no texto acima...


 Singlemode : monomodo
Multimode: multimodo


Matéria publicada por Cintya Mikaely.